Hoje em dia, para que uma empresa obtenha sucesso no atingimento de seus resultados, é necessário que, além de objetivos claros e transparentes, se tenha metas alinhadas com estes objetivos organizacionais.
Por meio do estabelecimento dessas metas, as empresas aumentam a motivação para alcançar os objetivos, aprimorando e buscando a qualidade almejada. Além disso, metas claras e apropriadas propiciam a autoavaliação da empresa sobre seu progresso. Portanto, para ser clara, realista e viável, a meta deve ser SMART:
Específica (S): escrever em detalhes onde quer chegar, fazendo com que seu objetivo seja claro. Quanto mais detalhado, melhor, pois não deixa dúvidas quanto às interpretações da meta, tanto da sua parte como da parte da sua equipe. Deve ser exclusiva e especial.
Mensurável (M): aquilo que se pode medir e dimensionar. Significa quantificar o que você quer alcançar, respondendo a seguinte pergunta: quanto é o resultado esperado da minha meta?
Alcançáveis ou atraentes (A): que seja possível e realizável. A meta deve ser atraente e alcançável dentro da realidade da sua empresa, caso contrário, irá gerar desmotivação na equipe. Para que a meta seja alcançável, analise o seu histórico e converse com a sua equipe ou pessoa responsável verificando se a meta é factível.
Realista ou Relevante (R): deve ser relevante e importante, que mereça a atenção. Deve impactar diretamente o seu negócio fazendo com que você consiga evidenciar facilmente que ela ocasionou resultado.
Temporal (T): deve ter limite de tempo, prazo determinado para execução.
Logo, ao utilizar essa técnica para traçar metas, sua empresa tem grandes possibilidades de aumentar muito a produtividade dos colaboradores, resultando em melhores números para o negócio. No entanto, lembre-se de que a empresa também precisa monitorar seus objetivos e ações, engajar a equipe e apresentar os resultados a todos, buscando a melhoria continua.